Usando as mídias sociais ao seu favor

Usando as mídias sociais ao seu favor
5 (100%) 1 voto

Em uma realidade que podemos considerar como hiperconectada, as mídias sociais são determinantes para colocar a sua empresa e sua marca no radar de relevância dos seus clientes em potenciais.

mídias sociais

Entretanto, justamente por serem de fundamental importância no alcance do público-alvo, é necessária a aplicação de algumas regras gerais para evitar que o efeito seja o contrário e sua estratégia não seja bem sucedida.

Para se ter uma ideia do poder que as redes sociais exercem nas pessoas, diariamente 829 milhões de pessoas acessam o Facebook. Aproveitar esse recurso positivamente, aplicando estratégias eficientes e que criem uma identidade com o cliente é o melhor que você pode fazer por sua marca.

Trabalhar constantemente a favor desse relacionamento próximo com o seu cliente que as redes sociais proporcionam, agrega valor à proposta de seu produto.

Veja abaixo algumas dicas em como usar as mídias sociais ao seu favor:

  • Cada rede social tem seu foco específico

Embora as redes sociais tenham milhões de acessos diários, cada uma delas foca em um determinado aspecto e sua marca deve seguir o mesmo.

O Facebook é o local onde as marcas podem contar um pouco mais sobre elas. É o espaço para divulgar novidades, mas também de postar conteúdo relacionado ao seu produto, levando valor ao cliente. Nessa rede social, você conta um pouco de sua história aproximando-se das histórias de seus clientes.

Já no Instagram, suas novidades e histórias devem ser contadas através de fotos de qualidade que se destaquem pela beleza, além de conterem um conteúdo breve, porém impactante.

O microblog Twitter é uma rede social de hard news, ou seja, notícias do momento, as quais atraem o cliente apenas por uma chamada impactante e pelo uso correto de hashtags, que é um dos principais mecanismos de buscas da plataforma.

O Linkedin, uma plataforma de conteúdo profissional, tem o enfoque na publicação de conteúdo relevante sobre o seu setor de atuação. Esses conteúdos também devem ser relevantes aos profissionais da área que possam, de alguma maneira, se identificar com a sua marca.

  • Frequência ideal de postagem

É importante ter em mente que tanto o excesso como a falta de postagens pode ser prejudicial à sua marca. O ideal é que a frequência de postagem seja de, pelo menos, uma publicação diária em cada rede social. E, não mais que duas postagens diárias, não mais que isso.

Dica: todas as redes sociais possuem ferramentas que indicam o melhor horário para a postagem de suas publicações. Esses horários são estabelecidos baseados nos horários em que há mais usuários online e, assim, a possibilidade de alcance orgânico aumenta expressivamente.

  • Uso de imagens e vídeos

O uso de imagens e vídeos nas redes sociais é bem-vindo, porém sempre com moderação. Imagens em gifs que piscam, são extremamente coloridas e nada tem a ver com o seu conteúdo são desconsideradas como conteúdo relevante e incentivam o cliente a deixar de seguir suas publicações. Evite-as.

Entretanto, os posts com vídeos e imagens relevantes incentivam o engajamento do cliente.

Dica: adicionar call to actions (CTA) aos seus posts aumenta a interação entre sua página e seus clientes. Não tenha medo de lançar “Compartilhe esse post com seus amigos” ou “Quem também curte (tal assunto)?” se tais ações têm a ver com o seu conteúdo.

  • A difícil tarefa de engajar o usuário

Engajamento é tudo o que você precisa para impulsionar sua marca. Ao exibir um conteúdo relevante, com imagens bacanas e vídeos interessantes, parta para o engajamento com perguntas relevantes:

  • Você concorda com (tal assunto)?
  • O que você faria se (tal coisa) acontecesse com você? Conte para a gente!
  • Você consegue achar algo estranho na imagem (ou vídeo) abaixo? Conte para gente nos comentários!

Essa é uma maneira criativa e eficaz de fazer com que os usuários comentem suas publicações e, também, comentem entre eles, aquele conteúdo.

Considerações finais

O uso das redes sociais como forma de apresentar, popularizar e consolidar sua marca é mais uma estratégia que, aplicada corretamente, pode aumentar a geração de leads e, consequentemente, impulsionar suas vendas.

Quem desejar se aprofundar no assunto e compreender como usar as mídias sociais de forma estratégica para alavancar negócios pela internet, pode conferir as dicas que o Professor Bruno Marinho, do Instituto Desenvolve TI, apresenta nesse vídeo.

Compartilhe esse artigo para que mais pessoas tenham acesso a essa informação.

Leia mais artigos que podem ser do seu interesse:

Como Funciona a Política de Publicidade do Google Adwords

Mulher Empreendedora Supera a Depressão

Como Anunciar no Facebook de Forma Profissional

Email Marketing Eficiente e Como Aplicá-lo nos Negocios

Conheça o Curso Demolição Digital e Aprenda a Dominar Técnicas de SEO e Otimização de Blogs como um Profissional

Como Gerar mais tráfego e vendas com Produção de Conteúdo em seu Blog

A Máquina de Vendas Online Funciona? Saiba mais aqui

Brinde pra Você!

Cadastre seu melhor e-mail e receba grátis o e-Book "Guia do Trabalho a Partir de Casa", além de minhas melhores dicas sobre marketing digital e negocios lucrativos. * Inscrição Gratuita.

Marcelo Langoni

Sou Brasileiro, Gaúcho, natural de Itaqui/RS. Tenho 46 anos. Casado. Pai do Lucas e do Leo. Há mais de 27 anos exerço a profissão de Militar das Forças Armadas, atuando principalmente nas funções de Comunicação Social e Relações Públicas e nas horas livres, desenvolvo a atividade de Empreendedor Digital. Com este Blog, pretendo contribuir para ajudar pessoas empreendedoras a também desenvolverem um negócio online a partir de casa, com seu computador. Conte comigo para ajudá-lo nessa jornada empreendedora.

Website: http://www.marcelolangoni.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *