Tudo o que você precisa saber sobre ZMOT

Tudo o que você precisa saber sobre ZMOT
5 (100%) 1 voto

Neste artigo decidi postar tudo o que você precisa saber sobre ZMOT: o que é, onde e de que modo ele acontece. Mas, para tal, é preciso compreender o processo de mudança pelo qual o mercado vem passando e transformando o modo como consumimos.

tudo o que você precisa saber sobre ZMOT

As tendências do mercado digital

A internet chegou ao Brasil na década de 90 e, vinte e cinco anos depois, se tornou o principal meio de consumo. Provavelmente você já deve ter ouvido a expressão “internet das coisas”, mas sabe o que isso significa e a importância dessa tendência?

A expressão “internet das coisas” refere-se às tendências tecnológicas que, em um futuro bem próximo, conectará tudo (sim, TUDO!) à internet.

Um exemplo cômico, porém verdadeiro, para ilustrar a internet das coisas é a possibilidade dos consumidores lerem as principais notícias do dia nas portas de suas geladeiras, enquanto preparam o café da manhã!

  • Quer saber mais sobre a internet das coisas? Assista o vídeo abaixo:

Portanto, a partir de agora, compreenda que as pessoas (e os consumidores) estão online o tempo todo. Olhe em sua volta e perceba quantas pessoas estão, neste momento, com seus celulares nas mãos!

Tudo o que você precisa saber sobre ZMOT está inserido neste conceito de acessibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana.

Você como consumidor

Muitas pessoas esquecem que já estão de posse da melhor ferramenta para entender os hábitos do consumidor em relação ao mercado digital: todos somos consumidores.

Observe seus próprios hábitos: o que você faz quando deseja comprar algo? Oito em cada dez pessoas recorrem à internet.

Mais do que fazer parte de redes sociais, o consumidor está atrás da infinita variedade de oferta dos mais diversos produtos.

O poder de barganha cresceu bastante e hoje, o consumidor, por meio da internet, consegue os melhores preços, as melhores condições e o valor que ele quer ao produto que procura, pois certamente encontrará uma empresa disposta a isso.

ZMOT e a hiperconectividade

Zero Moment of the Truth, ou o Momento Zero da Verdade, refere-se à pesquisa completa que um consumidor faz quando quer comprar algo. A internet deu ferramentas ao consumidor para que ele obtivesse todas as informações relevantes sobre o produto que ele quer comprar.

Essas informações são completas mesmo: o que é o produto, características técnicas e funcionais, valores e, o mais importante, opiniões, tanto sobre o produto como sobre todo o processo operacional da empresa, de outros consumidores.

Antes da internet, o Momento Zero da Verdade funcionava da seguinte maneira: desejo de comprar algo (estímulo), ZMOT no estabelecimento onde se vende o produto, experiência de usuário.

A internet alterou o modelo de mercado. Hoje o procedimento acima funciona da seguinte maneira: estímulo, ZMOT (pesquisa em buscadores, passando para os vídeos e tutoriais sobre o produto e pesquisa com outros consumidores), estabelecimento que oferece as melhores condições, experiência do usuário.

Quando acontece o Momento da Verdade?

tudo o que você precisa saber sobre ZMOT

A resposta é bem simples: o ZMOT acontece a todo instante, em todos os lugares:

  • Mecanismos de busca;
  • Redes sociais;
  • Outro consumidor que possa educar o cliente sobre o produto desejado;
  • Na rua: o consumidor se interessou por algo? O smartphone está ao alcance para começar a pesquisar sobre o assunto.

Portanto, é possível dizer que o ZMOT faz parte de nosso cotidiano: a pessoa presa no trânsito que lembrou que precisa comprar algo para casa; a secretária procurando materiais para escritório em seu computador; a dona de casa que quer preparar uma receita especial para o jantar em família, e assim por diante.

tudo o que você precisa saber sobre ZMOT

Considerações finais

Tudo o que você precisa saber sobre ZMOT se traduz em estar onde os clientes estão, ou seja, online. Os profissionais de marketing devem estar focados não só no consumidor, mas em todo o seu networking. A hora de aparecer e encantar o cliente é essa!

Brinde pra Você!

Cadastre seu melhor e-mail e receba grátis o e-Book "Guia do Trabalho a Partir de Casa", além de minhas melhores dicas sobre marketing digital e negocios lucrativos. * Inscrição Gratuita.

Marcelo Langoni

Sou Brasileiro, Gaúcho, natural de Itaqui/RS. Tenho 46 anos. Casado. Pai do Lucas e do Leo.

Há mais de 27 anos exerço a profissão de Militar das Forças Armadas, atuando principalmente nas funções de Comunicação Social e Relações Públicas e nas horas livres, desenvolvo a atividade de Empreendedor Digital. Com este Blog, pretendo contribuir para ajudar pessoas empreendedoras a também desenvolverem um negócio online a partir de casa, com seu computador. Conte comigo para ajudá-lo nessa jornada empreendedora.

Website: http://www.marcelolangoni.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *