Em quanto tempo o Marketing Digital gera retorno?

Avalie esse Post

Essa é a pergunta mais comum para quem trabalha com o segmento. Saiba mais…

marketing digital

Não é difícil encontrar quem ainda acredite que ao lançar uma campanha digital na internet o retorno será imediato. De fato, um verdadeiro empreendedor digital sabe que é preciso ter paciência e determinação para que consiga ver os frutos de seu trabalho online.

Antes de mais nada, atente-se ao básico

O primeiro passo para quem quer alcançar o sucesso com o marketing digital é verificar se todos os canais online estão funcionando corretamente e em versões atualizadas para que, ao serem acessadas, as páginas possam carregar imediatamente.

Além disso, é imprescindível que o design de seus canais seja totalmente responsivo, pois boa parte dos consumidores acessam a internet através de seus dispositivos móveis.

É sempre bom ressaltar que a média de atenção online de um indivíduo é de cinco segundos. Portanto, se o seu site, blog ou loja virtual demora mais que isso para carregar, é bem provável que você esteja perdendo clientes sem saber.

De olho em suas campanhas de marketing digital

Depois de assegurar-se que seus canais online estão prontos para receber as visitas de seus consumidores, é hora de lançar as campanhas de marketing digital.

Há várias maneiras de fazer com que seu site ou produto fiquem visíveis:

  • Links patrocinados;
  • Impulsionamento de publicações no Facebook e Instagram;
  • Campanhas pagas no Facebook e Instagram, que podem ser a mesma ou uma campanha para cada mídia social;
  • SEO (SearchEngineOptimization) para conseguir um bom ranqueamento de seu site ou blog;
  • Marketing de conteúdo gerando conteúdo original e relevante para seu blog pessoal ou institucional, entre outros.

Assim que se coloca uma campanha no ar, já é possível observar alguns resultados, porém, até que eles possam desempenhar seus papéis, cobrir o investimento feito e gerar negócios, é preciso esperar de 6 a 12 meses. Somente após esse período você poderá obter resultados mais concretos.

No entanto, o monitoramento das campanhas deve acontecer desde o primeiro dia para que possa acompanhar o progresso delas e ajustar quaisquer detalhes que se mostrem necessários para o sucesso da ação.

Por que se deve esperar esse tempo para o retorno?

Mais da metade da população total do Brasil está online consumindo informações, produtos, etc. Sendo assim, a internet se tornou um dos mercados mais competitivos que existe. Portanto, você precisa de um tempo para que a sua audiência se estabeleça e seus canais fiquem consolidados e conhecidos pelo seu público-alvo.

Além disso, durante esse tempo em que você investe nas campanhas, seu site começa a ser mais relevante para o ranqueamento do Google e, consequentemente, passa a ter mais visitas orgânicas que, combinadas com as visitas oriundas das campanhas, fortalecem sua marca online.

O mesmo acontece com a produção de conteúdo. Conforme o tempo vai passando, seu público começa a formar uma voz que permite que você adapte seu conteúdo de maneira eficaz e estabeleça uma relação próxima de identidade com seus futuros consumidores.

O importante é ter discernimento sabendo que os custos de suas campanhas não serão cobertos na semana seguinte. Tal pensamento permite que você possa se planejar para tomar decisões em longo prazo e levar o seu negócio diretamente ao sucesso.

Brinde pra Você!

Cadastre seu melhor e-mail e receba grátis o e-Book "Guia do Trabalho a Partir de Casa", além de minhas melhores dicas sobre marketing digital e negocios lucrativos. * Inscrição Gratuita.

Marcelo Langoni

Sou Brasileiro, Gaúcho, natural de Itaqui/RS. Tenho 46 anos. Casado. Pai do Lucas e do Leo. Há mais de 27 anos exerço a profissão de Militar das Forças Armadas, atuando principalmente nas funções de Comunicação Social e Relações Públicas e nas horas livres, desenvolvo a atividade de Empreendedor Digital. Com este Blog, pretendo contribuir para ajudar pessoas empreendedoras a também desenvolverem um negócio online a partir de casa, com seu computador. Conte comigo para ajudá-lo nessa jornada empreendedora.

Website: http://www.marcelolangoni.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *